A BIT BENTZ, Exchange e Tokenizadora, em parceria com a ADVOCACIA BENITEZ, busca facilitar, democratizar e adequar juridicamente os meios de acesso ao mercado financeiro e de capital, proporcionando experiências e vantagens únicas aos nossos usuários e participantes. Para tanto, no nosso escopo de trabalho utilizamos como princípios basilares a democratização, a educação, a inclusão e a sustentabilidade.
O futuro da educação financeira e sustentabilidade passam necessariamente pelo processo de tokenização e ao investir nessa tecnologia transformadora, as pessoas poderão se posicionar na vanguarda da inovação e do crescimento sustentável.
A tokenização é algo revolucionário, que está transformando o mundo ao converter ativos comuns (materiais ou imateriais) em tokens (ativos digitais). Com a tokenização é possível dividir ativos reais em ativos digitais menores (fragmentados) sem, contudo, fazer com que o ativo real perca valor econômico ou de mercado.
Ademais, a tokenização vem permitindo que pessoas de todo o mundo comprem e negociem tokens vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana, se criando um mercado vibrante onde compradores e vendedores podem facilmente comprar, vender e trocar tokens, fornecendo liquidez e volumetria de negociações.
Como já percebemos a tokenização tem o poder de aumentar a acessibilidade e a inclusão no mercado financeiro e de capitais. Tradicionalmente, investir em ativos como ações, fundos, imóveis ou objetos de coleção raros exige capital significativo e acesso a mercados especializados. No entanto, com a tokenização, as barreiras e entraves são significativamente reduzidos. Qualquer pessoa com conexão à Internet e alguns Reais (BRL) pode investir em tokens, democratizando assim o cenário de investimentos. Isto abre oportunidades para pequenos investidores que anteriormente não possuíam possibilidades, dando-lhes, agora, a oportunidade de ingressar nesse mercado e para aqueles que já estão inseridos nesse universo, virá diversificar as suas carteiras para obter retornos mais elevados.
Além disso, a tokenização introduz maior transparência e segurança. Ao aproveitar a tecnologia blockchain, cada transação feita com esses tokens é acessível a todos os participantes da rede. Isso significa que cada transferência de token, mudança de propriedade e histórico de transações são transparentes e imutáveis. Isto reduz o risco de fraude e manipulação, tornando a tokenização digital uma forma mais segura e confiável de investir.
Além de transparência e segurança, a tokenização digital também oferece maior eficiência e economia. Os processos de investimento tradicionais envolvem frequentemente múltiplos intermediários, burocracia e longos períodos de liquidação. Com a tokenização, esses processos são simplificados e automatizados, resultando em transações mais rápidas e eficientes. Esse notável mecanismo tecnológico não só poupa tempo e esforço, mas também reduz custos associados a intermediários e tarefas administrativas.
O desenvolvimento regulatório no Brasil e a adoção de tokens nos portfólios de instituições financeiras tradicionais fizeram com que o mercado cripto saltasse de patamar. Além do mais, a publicação do Marco Legal dos Criptoativos atrelado ao anúncio da oferta de Bitcoin aos clientes da plataforma Íon, do Itaú, foram eventos que vem consolidando definitivamente os tokens no mundo do mercado financeiro.
Ressalta-se, que este não foi apenas o maior crescimento do período, como também é o maior percentual de investidores de ativos digitais do mundo atualmente. Além disso, a média dos investimentos dos brasileiros alocados em criptoativos é de 72% no mesmo período, tornando o Brasil a região com maior média de investimentos em criptomoedas. A média global é de 61%.
Ao todo, 82% dos brasileiros que ainda não possuem exposição a criptoativos pretendem ingressar neste mercado dentro dos próximos 12 meses.
Portanto, investir em projetos tokenizados apresentam uma oportunidade única de participar de uma tendência transformadora que tem o potencial de moldar o futuro das finanças. Ao adotar tokens, você pode diversificar seu portfólio de investimentos, acessar mercados anteriormente inacessíveis e se beneficiar de maior transparência, segurança, eficiência e inovação.
Assim, ao investir nesta tecnologia transformadora, você pode se posicionar na vanguarda da inovação e do crescimento. Aproveite agora a oportunidade de iniciar e/ou diversificar a sua carteira de investimentos, anuir a novos mercados e se beneficiar de maior transparência, segurança, eficiência e inovação.
No Brasil, a tokenização de ativos vem crescendo nos últimos anos. O uso de ambientes regulatórios experimentais junto a CVM (Sandboxes) trouxeram mudanças significativas para o mercado.
Mudanças tecnológicas para o mercado financeiro trazidas pelo Pix, Open Finance e inclusive pela tokenização, não podem ser freadas. Pelo contrário, representam apenas uma parte do futuro envolvendo valores e tecnologia.
Tanto a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) quanto o Banco Central do Brasil, já se propõem a acompanhar a evolução da tokenização de ativos no Brasil, identificando as melhores práticas e quais as regulamentações aplicáveis à situação.
Com isso, os tokens são perfeitamente legais, reconhecidos pela Receita Federal para termos de tributação e declaração, e pela Justiça brasileira sob a ótica de bens e direitos. Aprovado em dezembro de 2022, o marco regulatório, ou “Lei do Bitcoin”, trouxe diretrizes regulatórias buscando a proteção e defesa do consumidor.
E para você ou sua empresa desfrutar de todo esse potencial tecnológico e financeiro que esse novo mercado disruptivo está proporcionando, conte com a assessoria e consultoria jurídica da Advocacia Benitez.